Caros amigos e camaradas do PS Mafamude,
Como sabem, a nossa secção encontra-se em período eleitoral e em Março encerra o mandato do secretariado do partido socialista actual, dando inicio a um novo ciclo de trabalhos organizado e liderado por um novo secretariado. Como sabem, o meu mandato enquanto secretário coordenador da JS Mafamude terminou em Novembro de 2009,embora me encontre a assumir funções de gestão corrente até à tomada de posse do futuro secretariado, gostaria de partilhar com vocês uma reflexão referente aos dois anos que passei à frente da estrutura da JS Mafamude.
Alguns de vós sabem que quando cheguei à JS Mafamude, comecei de imediato a liderar uma estrutura partidária de jovens. Eu próprio e todos os jovens que me acompanharam fazendo parte do secretariado da JS Mafamude sem qualquer experiencia política, partimos para este desafio de levantar uma JS completamente apagada com muito empenho e dinamismo.
Com o nosso trabalho e dedicação penso que tornamos a JS Mafamude numa imagem de organização política de juventude com credibilidade na nossa freguesia junto da sociedade, e como uma referência de trabalho e exemplo dentro da JS ao nível nacional.
Durante estes dois anos além de trazer os jovens à sede do partido socialista de Mafamude, construímos uma equipa de trabalho que organizou várias iniciativas das quais destaco:
· Torneio de Volei de Praia 2007
· Torneio de PES 2008/Convivo na sede de Mafamude (com angariação de brinquedos e roupas para os mais necessitados)
· Torneio de Volei de Praia 2008
· Participação no Programa do Porto Canal – Porto Alive, para divulgação das nossas actividades.
· Campanha “ Um cobertor, Um amigo..” (em que fomos para a rua distribuir cobertores, comida e um kit de primeiros socorros aos sem abrigo) : Com cobertura do Porto Canal, algo que a população de Mafamude reconheceu enviando vários mails a felicitar a JS Mafamude por esta campanha.
· Debate “O Papel dos Jovens na Sociedade e na Politica” – Com a participação de vários oradores dos quais destaco o Presidente do Concelho Nacional da Juventude de Portugal
· Distribuição de Roupas e brinquedos na Aldeia SOS - Gulpilhares – Com a cobertura do Porto Canal
Além de organizar actividades, fizemos questão de participar nas actividades de outras secções da JS e do PS e apoiamos sempre o Partido Socialista de Mafamude no seu trabalho.
Completados dois anos de mandato à frente da JS, decidi que em Março de 2009 iria encerrar o meu ciclo à frente da JS Mafamude, porque penso que seria importante para a estrutura, dar a oportunidade a outro jovem de assumir os destinos da JS Mafamude, com novas ideias e novos desafios.
Como o ano de 2009 foi um ano de eleições o Secretariado Nacional da JS decidiu alterar a data de eleições de Março para Novembro de 2009. Assim sendo, assumi a responsabilidade de liderar a participação da JS Mafamude nas Campanhas Eleitorais: Europeias, Legislativas e Autárquicas, onde encerrei os meus trabalhos enquanto secretário coordenador da JS.
Em Novembro de 2009, o processo eleitoral da JS Mafamude não decorreu como definido nos estatutos, levando assim, a um adiamento do processo eleitoral para breve, com a possibilidade de apresentação de novas listas para liderar a JS Mafamude.
Esta minha mensagem, além de ser uma reflexão que gostaria de partilhar com todos os militantes da nossa secção sobre o ciclo que terminou na JS Mafamude, queria também deixar registado o meu profundo agradecimento a todos os militantes e dirigentes do Partido Socialista, em especial ao secretariado do PS Mafamude pelo apoio à JS Mafamude.
O Secretariado do PS Mafamude teve um papel importante no trabalho da JS Mafamude.
Reconheço que muito do trabalho elaborado pela JS Mafamude, teve sempre o apoio possível do PS Mafamude. A reabilitação da sede, tornando-a um local agradável para a JS reunir e organizar actividades, o papel importantíssimo na formação politica dos jovens, a integração saudável dos jovens que transitaram da JS para o PS nas suas actividades internas, o apelo à responsabilidade dos jovens socialistas com a colocação dos mesmos nas Listas Eleitorais, o apoio nos momentos menos bons com uma palavra de incentivo e amizade, tornam os elementos que constituíram este secretariado do PS Mafamude, assim como, os membros da Assembleia de Freguesia que encerraram funções e vários militantes, em camaradas que realmente sabem o que é ser socialista e sabem essencialmente o que é ser verdadeiramente um CAMARADA de partido, e não alguém em que a única semelhança é apenas o cartão de militante.
O meu muito obrigado a todos pela vossa consideração, e espero que o Partido Socialista se torne cada vez mais forte e mais unido em prol de um objectivo comum, vencer e praticar politicas capazes de responder verdadeiramente às necessidades dos nossos cidadãos.
Um abraço,
Manuel Carvalho